quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Programar as Férias


Dilemas de férias:

Muitos pais e mães deparam-se, nesta época do ano, com um dilema – como gerir o quotidiano com as crianças e adolescentes desocupados das actividades escolares e os compromissos profissionais dos mais crescidos.

É muito importante que este seja um período para descansar, brincar e fazer o balanço do ano escolar terminado. Contudo, a pausa escolar é, normalmente, maior que o período de férias dos pais e das mães. Por isso mesmo, é importante programar o tempo, para que este seja bem usado e não se perder em planos de última da hora. Assim, e enquanto não chega o momento de reunião com a família nuclear e/ou alargada, onde juntos possam partilhar momentos de satisfação, aqui ficam algumas sugestões:

(1) organize um plano com as crianças/adolescentes – convide-os(as) seus(suas) filhos(as) a construir um plano de ocupação (podendo incluir algumas tarefas domésticas); este plano pode incluir um sistema de pontos em que as crianças podem ganhar algumas recompensas. Os horários podem ser diferentes da rotina do período escolar, afinal é um período de descanso. É aconselhável que o padrão de sono não seja significativamente alterado e que o número de horas de sono não seja reduzido. Evite a sobrecarga de tarefas; o tempo passado no computador, televisão e outros jogos interactivos deve obedecer a regras pré-estabelecidas, nomeadamente, frequência, conteúdo a ser visualizado e duração destas actividades.

(2) inclua um período diário em que possa brincar com a criança/adolescente e conversar sobre o que aconteceu durante o dia. As férias são especiais para as crianças e no imaginário delas é tempo para se divertir, mas também descansar. Dividir e partilhar esse sentimento com os pais faz com que elas se sintam mais próximas deles.

(3) procure, antecipadamente, informações sobre campos de férias que estejam programados na sua área de residência. Os campos de férias possibilitam o contacto com crianças/adolescentes da mesma idade e são promotores de importantes competências pessoais e interpessoais. Para os mais velhos, procure os programas ocupacionais existentes na área de residência, pode ser uma solução bastante interessante para adolescentes... o programa 'voluntariado jovem para as florestas pode ser uma opção' (aceda aqui ao programa). Consulte, ainda, no site da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, o portal da juventude de Gaiaaqui.

(4) peça ajuda aos avós ou a familiares disponíveis na supervisão das brincadeiras. Quando a família tem o privilégio de contar com amigos ou familiares, pessoas que já tenham vínculo com a criança, a ausência dos pais e das mães é mais confortável.

(5) para mais informações sobre actividades divertidas e de baixo custo pode ainda consultar esta página.

Boas Férias

(imagem retirada da revista Pais & Filhos)

Sem comentários:

Enviar um comentário