terça-feira, 17 de julho de 2012

Exposição solar - medidas preventivas


Nos meses quentes de Verão e com o aumento da temperatura, é importante ter presente um conjunto de ideias que o poderão ajudar a lidar com a exposição solar de uma forma saudável.

Durante os períodos de maior calor é importante repor a água que se vai perdendo com a transpiração. Beber grandes quantidades de líquidos (optar pela água e sumos naturais sem açúcar, tentado evitar as bebidas gaseificadas e alcóolicas) é essencial para repor a água no organismo. Ter especial cuidado com os idosos e as crianças de menor idade que muitas vezes não alertam para o limiar de desidratação.

Antes de sair de casa, certifique-se que sai de casa protegido. Use um protetor solar com fator de proteção adaptado ao seu tom de pele e idade, preferencialmente com factor de proteção igual ou supeior a 30. Renove a camada protetora de 2 em 2 horas e sempre após uma ida à água. Uma exposição solar inadequada e exagerada, não só aumenta o risco de desenvolver cancro da pele ao longo dos anos, como claramente provoca o o envelhecimentos dos tecidos, levando ao aparecimento de rugas em idades mais precoces. Hidrate bem a sua pele após um dia de exposição solar.

Evite a exposição solar entre as 11 e as 17h. Se tiver crianças com menos de 6 meses evite por completo a exposição solar, e com menos de 3 anos opte pela exposição indirecta (debaixo do guarda-sol, com uso de t-shirt e de chapéu).

Durante o Verão use e abuse dos óculos de Sol. Certifique-se de que lhe oferecem uma boa proteção contra os raios UV (ultravioleta), que com o passar do tempo são responsáveis pela degradação a acuidade visual. Compre os seus óculos de sol em lojas especializadas para o efeito.

Na eventualidade de uma queimadura solar (pele vermelha, dolorosa e quente), nunca coloque gelo, óleo ou manteiga, pois poderá agravar as lesões. Evite nova exposição solar. Arrefeça a pele com compressas molhadas em água fria. Não rebente as bolhas. Caso tenha dúvidas ou a situação lhe pareça mais grave (aparecimento de bolhas, febre, ou dor intensa nas regiões afetadas) não hesite em contactar o seu médico.

Outras informações acerca deste tema no site da DGS, aqui.

Aproveite o que o Verão tem de melhor.